Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

OFICINA: O TEATRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO

A Importância do Teatro na Escola
A introdução do teatro na escola proporciona ao ser humano a habilidade de lidar com situações do seu cotidiano de maneira mais confiante além de desenvolver a capacidade de se expressar, deixando a inibição de lado e aumentando o seu senso – crítico.
Esta oficina também tem como objetivo compreender o teatro como um instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem, onde o educador estará mais próximo do aluno conseguindo entender melhor suas necessidades e o universo ao qual está inserido.
Sendo assim competeao teatro desenvolver o auto-conhecimento do individuo, a controlar suas emoções, a respeitar o próximo, além de despertar a imaginação e a criatividade. 
Além de ampliar as habilidades de interpretação, improvisação e de escrever o teatro traz alguns benefícios,como saber trabalhar em grupo, superação da timidez e de alguns limites, troca de experiências, responsabilidade, comprometimento, saber ouvir o outro, compreender melhor as pessoas, ter um pensamento solidário, interação, enfrentar os problemas, compartilhar, participação, resgate da autoestima e da autoconfiança. Considera-se a necessidade de destacar a possibilidade de ampliar o conhecimento e propiciar ao individuo também uma formação global e reflexiva.
-----------------------------------------------------------------------------------------
A grande experiência que esta oficina se propõe, será buscar o equilíbrio entre a espontaneidade, o lazer e a técnica, através de um clima de alegria, liberdade e amizade entre todo o grupo, permitindo que expressem seus sentimentos e sensações de maneira natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário